“O aprimoramento do desenho como processo de expressão da arte e a sua representação, na Arquitetura, durante os períodos do Art Nouveau, Art Dèco e Modernismo”, por Alexandre Bianco, proprietário da "BIANCO ARQUITETURA & design".
A arte de desenhar representa, numa tela física, o que a mente idealiza: é pela ação rápida das mãos ou por meio tecnológico, que um artista, na expressão que mais se identificar, consegue representar a emoção que deseja.
O desenho é a expressão gráfica, do que a música, por exemplo, demostra ao nos despertar o interesse pela audição atenta.
O Art Dèco, marcado no Brasil entre 1930 e 1940, foi um movimento caracterizado pelo apuro do desenho geométrico e pela simetria, destacando as linhas retas em perfeita coordenação com as curvas, tudo muito bem resolvido, como num precioso exercício do desenho.
Muitos autores e teóricos enxergam no movimento o início do traço modernista, pela tecnicidade, e racionalização dos volumes das edificações e em tudo que o desenho apurado e geométrico permitiu, durante todo esse processo de limpeza das informações visuais que o movimento primou.
O Art Dèco surgiu num paralelismo cronológico, quase como reação ao também lindíssimo Art Nouveau, caracterizado pelo amplo apelo bucólico; que ornou a arquitetura, objetos e ambientes com formas orgânicas de inspiração na natureza.
A geometria aconteceu também como ornamento na decoração, em objetos, luminárias e mobiliário.
A partir daí, numa observação muito particular, acredito que o exercício do desenho no mobiliário já iniciou o processo de maior fluidez nas formas, e o desenho rigorosamente geométrico passou a ganhar mais fluidez, percebido na Segunda Fase da Bauhaus.
Com todo esse processo de limpeza do desenho, os ornamentos foram suprimidos, e as linhas puras foram se misturando em doses bem equilibradas, destacando a sobriedade dos volumes e a monumentalidade dos espaços.
Como num processo, que desenhamos um projeto, sobrepondo um papel, limpamos a informação e produzimos outro desenho, mais próximo ao que desejamos, sucessivamente.
Todo o processo requer um croquis e todos o croquis faz parte de um processo: o cuidado pela busca, para descascar o que ainda não representa o momento, até a conclusão de todo o processo, pela real essência do interesse...
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere. uis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Delete